terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dimensões da moralidade



As dimensões da moralidade são de ordem social, sociológica, antropológica, filosófica, psicológica, entre outras. Numa tentativa de dar conta desta complexidade, (REST, 1986) conceptualiza o desenvolvimento moral, segundo um modelo de quatro dimensões, que correspondem a quatro processos psicológicos básicos: a interpretação da situação; a capacidade para definir a acção moralmente correcta; a priorização dos valores morais sobre os pessoais; a capacidade para passar da intenção à acção.
A fim de clarificar estas dimensões (KOHLBERG, 1972) enfatiza o papel da sociedade no desenvolvimento moral. Acentua processos sociais de transmissão cultural e explica o desenvolvimento por processos de aprendizagem ambiental, a partir da observação de modelos disponíveis nos contextos de socialização.
Mais tarde  (KOHLBERG, 1984a) acentua, que o desenvolvimento moral influência também o desenvolvimento cognitivo, no sentido em que o pensamento lógico se torna mais crítico, adquirindo um novo conteúdo e um significado mais lato perante a capacidade progressiva de juízo moral.

Sem comentários: