quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Bastonário estima que 200 psicólogos continuem à espera de colocação nas escolas



Telmo Batista .
Bastonário da Ordem dos Psicólogos
 
Educação



Bastonário estima que 200 psicólogos continuem à espera de colocação nas escolas


06.10.2010 - 14:51 Por Lusa

Mais de 200 psicólogos que desempenharam funções em contexto escolar continuam sem ser colocados nos estabelecimentos de ensino, comprometendo o trabalho anteriormente desenvolvido e o sucesso escolar de muitos alunos, denunciou hoje o bastonário da Ordem dos Psicólogos.
O trabalho destes profissionais “contribui para o sucesso escolar”, pelo que o atraso do Ministério da Educação em colocar os psicólogos nas escolas, “prejudica a qualidade de trabalho” e “contradiz a ideia de contribuir para o sucesso escolar”, afirmou Telmo Baptista. “É um investimento que não está a ser contemplado, um desperdício do trabalho realizado, porque é um trabalho de continuidade”, argumentou.

Segundo o psicólogo, é “preciso preparar todo o ano lectivo, fazer o despiste de situações problemáticas, fazer relatórios, trabalhar a adaptação à transição escolar ou planear estratégias de estudo”. “Tudo isto se faz com tempo, com preparação. Este atraso compromete as indicações e desejos do próprio Governo”, considerou, explicando que os psicólogos nas escolas trabalham com os alunos, mas também com os professores, a comunidade escolar e os pais.
Telmo Baptista disse que há um intervalo de tempo por causa das questões contratuais, mas que este ano se estão a estender e a atrasar de uma forma como nunca aconteceu em mais de dez anos de trabalho dos psicólogos nas escolas.

“É preciso intervenções em momentos específicos, é importante estarem na escola a tempo para intervirem no momento, pois só assim se resolvem muitos problemas que têm tendência a avolumar-se, como é o caso do bullying”, especificou o bastonário. No actual contexto, Telmo Baptista diz não perceber os “objectivos para as escolas”, já que a “escola inclusiva se faz com a presença de psicólogos”.

CRIANÇAS NEE