terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DESENVOLVIMENTO MORAL



O desenvolvimento moral abrange inúmeras ramificações, pode perceber-se no campo da Psicologia um interesse crescente pelo desenvolvimento moral e pelo estudo do julgamento moral, em especial depois da publicação dos trabalhos de Piaget (1932) e Kohlberg (1958, 1966, 1968 ... ).
Kohlberg dedicou-se ao estudo do desenvolvimento moral, redefinindo os estágios de julgamento moral propostos por Piaget (1932).
Piaget preocupou-se com o aspecto específico do julgamento moral e com os processos cognitivos subjacentes a ele. Estudou o desenvolvimento moral e definiu estágios através de entrevistas e observação de crianças em jogos de regras.
Na sua essência, o desenvolvimento psicológico moral diz respeito ao processo de progressiva complexidade do raciocínio subjacente ao juízo entre o bem/mal, justo/injusto.
No desenvolvimento moral, não se pode deixar considerar a complexidade e pluridimensionalidade de aspectos que envolvem o raciocínio, o julgamento, a valorização, a preferência ou rejeição, a orientação para acção, entre outros.
O desenvolvimento moral está associado à resolução, adequação das tarefas do desenvolvimento pessoal, influenciando ainda o sucesso (ou insucesso) e a vida em geral, à capacidade de resolução de um problema moral e à sua solução em termos de consonância com o princípio da justiça.
Estes pressupostos sustentaram as críticas à teoria de Kohlberg sobre a universalidade dos estádios; tais como: acusação de elitismo; ignorância da especificidade do desenvolvimento moral das mulheres; desvalorização do papel da emoção e do hábito no processo de desenvolvimento moral.

POR MANUEL FERREIRA  - 29-12-2010

Sem comentários: