segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A Deficiência Mental


A Deficiência Mental

A Deficiência Mental é uma perturbação do desenvolvimento intelectual que se manifesta durante o período de desenvolvimento. Caracteriza-se por um nível de funcionamento intelectual (avaliado através de testes de inteligência estandardizados) significativamente abaixo da média, e por limitações significativas das competências de vida diária (comportamentos adaptativos).
A Deficiência Mental ocorre em 2.5-3% da população geral, independentemente de características raciais, étnicas, educacionais, sociais ou económicas.
O diagnóstico de Deficiência Mental é feito quando um indivíduo tem um nível de funcionamento intelectual significativamente inferior à média e possui limitações graves em duas ou mais áreas do comportamento adaptativo. O nível de funcionamento intelectual é obtido através de testes estandardizados que avaliam a capacidade de raciocínio em termos de idade mental (coeficiente intelectual ou Q.I.).
 A Deficiência Mental caracteriza-se por um resultado de Q.I. inferior a 70-75. Os comportamentos adaptativos são competências necessárias à vida diária: incluem a capacidade de produzir e compreender linguagem (comunicação); competências de vida doméstica; o uso dos recursos da comunidade (saúde, segurança, lazer...); cuidados pessoais; competências sociais; competências académicas funcionais (leitura, escrita e aritmética); e capacidade de trabalho.
A maioria das crianças com Deficiência Mental atinge as aquisições do desenvolvimento, tais como andar e falar, mais tarde do que é normal. Os sintomas da Deficiência Mental podem manifestar-se logo após o nascimento ou durante a infância. O momento da sua manifestação depende bastante da causa da deficiência. Alguns casos de Deficiência Mental não são diagnosticados antes da entrada da criança no infantário ou escola. É comum que estas crianças apresentem dificuldades nas competências sociais e de comunicação e nas aquisições académicas funcionais. As crianças com doenças neurológicas, tais como encefalite ou meningite, podem repentinamente manifestar sinais de dificuldades cognitivas e adaptativas.