sábado, 9 de outubro de 2010

Governo vai admitir 200 psicólogos



Governo vai admitir 200 psicólogos

O Governo já aprovou o despacho que autoriza as escolas a contratarem 200 psicólogos - garantiu ontem, quinta-feira, o secretário de Estado da Educação, no Parlamento. A ministra manteve silêncio sobre o concurso de afectação de professores no próximo ano.

Face ao congelamento de novas admissões na Função Pública, o Governo vai realizar o concurso de afectação de professores em 2011? Foi uma das perguntas mais repetidas ontem pela Oposição, durante a interpelação ao Governo suscitada pelo CDS-PP.
A antecipação do concurso para 2011 constava do acordo assinado com os sindicatos, em Janeiro. Em Abril, depois de o Parlamento aprovar a resolução do CDS - com os votos favoráveis do PS - que recomendava a integração nos quadros dos professores contratados há mais de dez anos, Isabel Alçada reafirmou o compromisso de realizar o concurso, mas ontem não proferiu uma palavra sobre o assunto.
A interpelação não teve aliás debate. A equipa ministerial - ajudada pelo ministro dos Assuntos Parlamentares que interveio no final - levou números sobre a cobertura do pré-escolar, inscrições e certificações do programa Novas Oportunidades ou construção de centros escolares que não correspondiam às perguntas dos deputados.
Além do concurso, a Oposição queria saber quais os impactos dos cortes orçamentais na Educação, se haverá redução do número de beneficiários na Acção Social Escolar, quantos professores, auxiliares e psicólogos faltam nas escolas e como o Governo irá suprir essas "carências".
Coube ao secretário de Estado Adjunto da Educação a resposta. Alexandre Ventura confirmou já ter assinado - com os secretários de Estado das Finanças e da Administração Pública - o despacho que autoriza as escolas a contratarem 200 psicólogos este ano lectivo, sendo que, garantiu, já estão em serviço 400 psicólogos na Educação para a Saúde e 250 nos centros Novas Oportunidades.
Quanto à falta de professores, anunciou o governante, faltam colocar 258 docentes pela bolsa de recrutamento e 145 ao nível da contratação de escola.