segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lagos acolhe V Jornadas da Deficiência



Até ao próximo dia 3 de dezembro, vão decorrer em Lagos as V Jornadas da Deficiência, cujos principais objetivos são “informar e sensibilizar a comunidade para a temática da deficiência”.
“Esta é mais uma forma de contribuir para uma melhor integração das pessoas com deficiência na sociedade, eliminando ou reduzindo muitos dos preconceitos existentes”, adianta a organização, a cargo da Câmara de Lagos, Núcleo de Educação da Criança Inadaptada (NECI), do Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos (CASLAS) e Casa de Santo Amaro.
As jornadas vão contemplar diversas iniciativas nas áreas da educação, desporto e informação, nomeadamente o seminário “Boas Práticas de Intervenção na Deficiência”, visionamento de filmes, exposição de trabalhos artísticos e diversas atividades pedagógicas.
Programa:Até 3 de dezembro
Exposição de Pintura UNTITLE cedida pela ANACED (Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência)
Local: Átrio do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI | C.M Lagos
Horário: Segunda a Sexta | 9h00 às 17h00
Dias 29 e 30 novembro | 9h00 às 17h30
Seminário “Boas Práticas de Intervenção na Deficiência”
Local: Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI
Dia 30 novembro | 10h15 às 12h00
Atividades de Desporto Adaptado dirigidas aos utentes da NECI e CASLAS/Casa de Santo Amaro
Local: Piscinas Municipais
Dia 30 novembro | 21h00
Sessão de Cinema com “Corrigindo Beethoven”, de Agnieska Holland, M12
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Dia 2 dezembro | 10h às 12h e 14h às 16h
Atividades de Desporto Adaptado dirigidas aos utentes da NECI e CASLAS/Casa de Santo Amaro e outras instituições regionais
Local: Piscinas Municipais (manhã) e Pavilhão Municipal de Lagos (tarde)
Dia 2 dezembro | 21h00
Sessão de Cinema: “Dancer in the Dark”
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Dia 3 dezembro | 12h30
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Almoço convívio para os utentes da NECI e CASLAS/Casa de Santo Amaro
Dia 3 dezembro | 21h00
Sessão de Cinema: “Filhos de um Deus Menor”
Local: Biblioteca Municipal de Lagos

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no Concelho Santa Maria Feira



Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Município de Santa Maria da Feira e a Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência promovem um conjunto de actividades entre 1 e 22 de Dezembro, com a colaboração de várias escolas e instituições do Concelho. Destaque para o seminário “Cidade de Todos e Para Todos”, a realizar no dia 3 de Dezembro, a partir das 14h00, no auditório do Museu Convento dos Lóios.

Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar a comunidade para a adopção de comportamentos inclusivos, que eliminem barreiras e alterem mentalidades.

No seminário “Cidade de Todos e Para Todos” será exibido um vídeo alusivo às diversas práticas de intervenção ao nível das acessibilidades e das actividades de sensibilização para a deficiência desenvolvidas no Concelho. Posteriormente, serão apresentados os pontos negros já eliminados e as boas práticas realizadas no município, bem como estudos realizados pela Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência. No decurso deste encontro será entregue ao Município de Santa Maria da Feira a Bandeira de Ouro da APPLA – Associação Portuguesa de Planeadores do Território.

Para além deste seminário, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de Dezembro) será marcado pela realização de várias actividades educativas e desportivas, nomeadamente: torneio de boccia e circuito de actividades desportivas, na EB 2.3 de Arrifana; exposição de trabalhos alusivos à deficiência, na EB 2.3 de Corga de Lobão; jogos de expressão motora e plástica, nos jardins-de-infância e EB1 do Agrupamento de Escolas de Corga de Lobão; exibição de filmes de língua gestual portuguesa, na EB 1 do Cavaco; peça de teatro “As Estações do Ano”, na EB 2.3 de Fiães; exercício “Simulando as diferenças”, nas escolas do 1º Ciclo de Casalmeão, Sobral e Igreja (Lourosa); palestra “Inclusão de crianças com deficiência”, na EB1 / Jardim-de-Infância de Beire (S. João de Ver); e acção “Laços para a Segurança”, promovida pela PSP de S. João da Madeira, organizada pela CerciLamas e CerciFeira.

De 1 a 22 de Dezembro, a Loja de Natal da Liga dos Amigos do Hospital S. Sebastião estará aberta ao público na Rua António F. Soares, em Santa Maria da Feira. No dia 4, a Feira Viva Desporto Adaptado promove um jogo de boccia, das 14h00 às 17h30, no Pavilhão de Fiães; no dia 5, pelas 11h00, a APN - Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares apresenta o projecto “Dê força a esta causa”, nas antigas instalações do Hospital de S. Paio de Oleiros; no dia 6, das 09h00 às 18h00, decorre na Escola Secundária de Santa Maria da Feira uma exposição/venda de artigos artesanais produzidos pelos alunos e, nas EB1 do Agrupamento de Escolas de Canedo, decorrem actividades variadas a realizar pelos alunos. De 6 a 8 de Dezembro, no Patronato de Santa Maria de Lamas, vai estar aberta ao público a “Loja R”, das 10h00 às 13h00, numa iniciativa da CerciLamas. No dia 8, o grande auditório do Europarque será palco da Festa de Natal para Pessoas Portadoras de Deficiência, organizada pela Câmara Municipal. No dia 9, pelas 15h00, terá início uma mega aula de hidroginástica, na Piscina Municipal de Fiães, promovida pela Feira Viva, Desporto Adaptado. A 10 de Dezembro, pelas 21h30, a Academia de Dança da professora Ana Monteiro sobe ao palco do auditório de Santa Maria de Lamas com um espectáculo de dança. 

Primeiro aluno a tirar curso com teleaulas quer abrir portas


 





David Varela sofre de uma doença que o impossibilita de ir ao ISCTE e beneficia de tecnologia avançada para tirar o curso. O objectivo é levar esta possibilidade a outras pessoas
Aos 24 anos, David Varela é o primeiro aluno do ensino superior a ter teleaulas. Porque sofre de uma doença neuromuscular progressiva e severa, que lhe tira a mobilidade, não pode deslocar-se à faculdade. Mas este problema grave não o impediu de se candidatar ao curso de Sociologia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). No ano passado, assistiu às aulas via Skype, mas este ano recebeu apoio da Fundação PT e obteve tecnologia mais avançada.
"Foi uma aventura", conta, entre risos, deitado no sofá da sua sala e com o computador junto ao rosto. "Como não sou de desistir facilmente, candidatei-me, mesmo sabendo que o ensino superior não disponibilizava condições a alunos como eu", acrescenta.
No ensino secundário, David já usufruiu desta tecnologia da PT, mas a "grande vitória" foi conseguir estendê-la ao superior. Para que, tal como ele, outras pessoas com deficiência não abdiquem do sonho de tirar um curso. "E muitos Davids, que no fim do secundário possam vir atrás. Abrir portas a outros foi sempre o meu objectivo pessoal."
Da sua sala, David vê o quadro, a turma e o professor. "Sinto mesmo que estou dentro da sala", explica, mostrando no monitor as facilidades do sistema: receber ficheiros, falar à distância e manipular a câmara da parede da sala, apontando-a para onde quiser.
Em casa, David sente-se sozinho por não ter os colegas para conviver. Ele que "gosta tanto de festas", admite. Mas há vantagens em não ter de vir do Barreiro até Lisboa, sublinha com um sorriso optimista. "Levanto-me 15 minutos antes da aula começar e nunca apanho trânsito."
A tecnologia está a funcionar há poucos dias, mas tanto alunos como docentes já se habituaram à presença de David e a superar falhas que possam ocorrer na comunicação. "Ele é participativo mas prefere tirar dúvidas no final da aula, por e-mail ou Skype", diz a professora Madalena Ramos. A sala está reservada para a turma, para poderem fazer trabalhos de grupo em videoconferência.
Este ano, David já veio ao ISCTE apresentar um trabalho e praxar os caloiros. "Ele está muito bem integrado. Encontrou aqui laços de amizade", diz Andreia, amiga e colega que o acompanha desde 2009. "Ainda havia muitos tabus, porque as pessoas não sabiam como agir. Mas como costumo dizer, ele só tem um problema: precisa que alguém lhe empurre a cadeira de rodas."
Quebrar preconceitos é o lema de David, que quando for sociólogo quer investigar o ramo do associativismo. "Sou muito empenhado na luta dos 'meus'. Para a sociedade nos aceitar, temos de sair de casa. Pois olhos que não vêem são como coração que não sente."