quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Educação: Mais de uma centena de psicólogos deslocam-se sexta feira à DREN para exigir colocação

Porto, 30 set (Lusa) -- Cerca de centena e meia de psicólogos que desempenharam funções em contexto escolar deslocam-se sexta feira à Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) para tentar obter respostas sobre o processo de contratações para o corrente ano letivo.
Em declarações hoje prestadas à agência Lusa, Jorge Humberto, representante do Grupo PSISCOLAS, explicou que esta decisão foi tomada na sequência de várias tentativas infrutíferas para obter uma clarificação sobre a situação destes profissionais junto da DREN e do Ministério da Educação.
"O ano letivo começou a 13 de setembro e ainda não foi dada qualquer instrução relativa à contratação de psicólogos para as escolas. Estamos na situação de desempregados desde 31 de agosto a aguardar, na total incerteza, que seja autorizada a abertura de vagas para o corrente ano letivo", disse o especialista.



Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

CRITÉRIOS DIAGNÓSTICO AUTISMO



INTERACÇÃO SOCIAL

Défice qualitativo na Interacção social, manifestado pelo menos por duas das seguintes características:

  • acentuado défice no uso de múltiplos comportamentos não verbais, tais como o contacto visual, a expressão facial, a postura e os gestos reguladores da interacção social;
  • incapacidade para desenvolver relações com os companheiros, adequadas ao nível de desenvolvimento;
  • ausência da tendência espontânea para partilhar prazeres, interesses ou objectivos (por exemplo, não mostrar, trazer ou indicar objectos de interesse) com os outros;
  • falta de reciprocidadesocial ou emocional.
COMUNICAÇÃO

Défice qualitativo na comunicação, manifestado pelo menos por uma das seguintes características:

  • atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem oral (não acompanhada de tentativas para compensar através de modos alternativos de comunicação, tais como: gestos ou mimica);
  • uma acentuada incapacidade na competência para iniciar ou manter uma conversação com os outros, nos sujeitos com um discurso adequado;
  • uso estereotipado ou repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrática;
  • ausência de jogo realista espontâneo, variado, ou de jogo social imitativo adequado ao nível de desenvolvimento.
COMPORTAMENTO REPETITIVO

Défice qualitativo no comportamento repetitivo, manifestado pelo menos por uma das seguintes características:

  • preocupação absorvente por um ou mais padrões estereotipados e restritivos de interesses que resultam anormais, quer na intensidade quer no seu objectivo;
  • adesão, aparentemente inflexível, a rotinas ou rituais especifícos, não funcionais;
  • manerismos motores estereotipados e repetitivos (por exemplo, sacudir ou rodar as mãos ou dedos ou movimentos complexos de todo o corpo);
  • preocupação persistente com parte de objectos.


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