quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Psicólogos entregam petição no Parlamento


Psicólogos entregam petição no Parlamento

00h55m



O Grupo de Profissionais de Psicólogos em Contexto Escolar (Psiscolas) enviou ontem ao Parlamento a petição que defende a "contratação efectiva" de psicólogos pelas escolas. Em menos de uma semana o grupo conseguiu quase nove mil assinaturas.

O texto foi colocado on-line dia 29, à noite, pelo Psiscolas e ontem tinha quase nove mil signatários - em menos de três dias, a petição conseguiu ultrapassar as cinco mil necessárias para impor o debate parlamentar. O grupo espera agora pela convocação da Comissão Parlamentar de Educação para ser ouvido.
A expectativa, explicou ao JN Pedro Teixeira, é que a Oposição "possa desbloquear, até ao final do ano", pelo menos, "as vagas que estavam abertas", no ano passado. Depois, será retomada a luta pela criação de uma carreira no sistema de ensino.
As escolas, recorde-se, não podem renovar os contratos com os psicólogos escolares sem a publicação de um despacho conjunto dos ministérios da Educação e Finanças, que fixa "a quota anual de contratos a celebrar" e que ainda não foi publicado. Em consequência, calcula o psiscolas, há serviços de psicologia e orientação fechados em cerca de 300 agrupamentos - o que a uma média de 1200 a 1500 alunos por agrupamento, significa que entre 360 a 450 mil alunos podem ter perdido o apoio dos psicólogos escolares.
Hoje o grupo reúne com o presidente da Confederação Nacional de pais (Confap), em Vila Nova de Gaia; ontem reuniu em Lisboa para decidir novas acções de luta.