domingo, 12 de dezembro de 2010

A FENPROF alertou que a educação de crianças com necessidades especiais




A FENPROF alertou que a educação de crianças com necessidades especiais está em risco por causa das medidas previstas no Orçamento do Estado (OE) para 2011, que prevê uma «redução de verbas» na área.

«A escola inclusiva pode estar em riscos se estas forem aplicadas de forma cega», disse Manuel Rodrigues, da FENPROF, numa conferência de imprensa, em Lisboa, citado pela Lusa.
O dirigente da Federação Nacional dos Professores referiu que a redução prevista é de 803 milhões de euros, «com incidência na redução de recursos educativos, desinvestimento na formação de pessoal, redução de apoios sociais ou corte do estudo acompanhado».
A estrutura sindical prevê que com estes cortes haja uma redução de cerca de 30 mil professores nas escolas no próximo ano lectivo.
«Isto cria uma situação drástica para os alunos com necessidades especiais que se reflecte em turmas com mais alunos, cortes nos apoios especiais ou no fim de áreas de acompanhamento», afirmou Manuel Rodrigues.
A FENPROF alerta que «continuam a faltar milhares de docentes de Educação Especial, que não são substituídos quando se ausentam por longos períodos, bem como assistentes operacionais e técnicos especializados, muito importantes para a inclusão destes alunos».
De acordo com a estrutura sindical, falta também formação para os docentes e assistentes operacionais que lidam com estes alunos, bem como material técnico específico.
O sindicalista salientou ainda que há escolas onde foram constituídas turmas que incluem alunos com necessidades educativas especiais com mais de 20 estudantes, «contrariando a lei».
O alerta da FENPROF é corroborado pela Associação Portuguesa de Deficientes, cujo presidente, Humberto Santos, defende que «é fundamental definir novas políticas educativas».

Sem comentários: