quinta-feira, 21 de outubro de 2010

INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO DO AUTISMO


 

Dos instrumentos de diagnóstico, as escalas de observação, Childhood Autism Rating Scale (CARS), das mais documentadas e utilizadas e a Autism Diagnostic Observation Schedule (ADOS), a mais recente, são descritas com algum pormenor, bem como, a entrevista, a mais utilizada na investigação a A Autism Diagnostic Interview-Revised (ADI-R).

AChildhood Autism Rating Scale (CARS), de autoria de Shopler, requer observação directa e entrevista. É composta por 15 itens e pode ser utilizada em qualquer criança com mais de dois anos.
A Autism Diagnostic Observation Schedule (ADOS), foi publicada por Catherine Lord em 1989, seguindo as revisões de 1995 e de 1998. A última versão é aplicável desde a idade pré-escolar em crianças não verbais até adultos verbais, dispondo de quatro módulos (indivíduos não verbais, indivíduos com frases, crianças fluentes e adolescentes ou adultos fluentes). Inclui actividades dirigidas pelo investigador para avaliar a comunicação, a interacção social, o jogo, o comportamento estereotipado, os interesses restritos e outras anomalias comportamentais.
A Autism Diagnostic Interview-Revised (ADI-R), consiste numa entrevista estruturada dirigida aos pais ou aos prestadores de cuidados (C. Lord 1994). É uma entrevista adequada para crianças e adultos com idade mental igual ou superior a 18 meses. Avalia as áreas consideradas nucleares de autismo à semelhança da DSM-IV e da CID-10.

Sem comentários: