terça-feira, 15 de novembro de 2016

DSM-IV-TR

Critérios de diagnóstico para a “Perturbação Autística”

A. A presença de um total de seis (ou mais) itens de 1), 2) e 3), com pelo menos 2 de 1), 1 de 2) e 1 de 3). 

1) Défice qualitativo na interação social (manifestando pelo menos 2) 

  • Défice no uso de múltiplos comportamentos não verbais (contacto do olhar, expressão facial, postura corporal e gestos reguladores da interação social);
  • Incapacidade para desenvolver relações com os companheiros adequadas ao nível de desenvolvimento;
  • Falta de procura espontânea de partilha de interesses, divertimentos ou actividades com outras pessoas (por exemplo não mostrar, trazer ou indicar objectos de interesse);
  • Falta de reciprocidade social ou emocional.

 2) Défice qualitativo na comunicação (manifestando pelo menos 1)

  • Atraso ou ausência no desenvolvimento da linguagem falada (não acompanhada de tentativas para compensar através de modos alternativos de comunicação tais como gestos.
  • Acentuada incapacidade na competência para iniciar ou manter uma conversação com os outros nos indivíduos com um discursos adequado; 
  • Uso estereotipado ou repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrática;
  • Falta de jogo simbólico variado e espontâneo ou de jogo social imitativo adequado ao nível do desenvolvimento. ou mímica); 
3) Padrões repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses, atividades (manifestando pelo menos 1) 


  • Preocupação absorvente por um ou mais padrões de interesse estereotipados ou restritos não normais quer na intensidade quer no seu objectivo;
  • Adesão aparentemente inflexível a rotinas ou rituais específicos não funcionais;
  • Maneirismos motores estereotipados e repetitivos (sacudir ou rodar a mãos ou dedos ou movimentos complexos de todo o corpo); 
  • Preocupação persistente com partes de objetos. 
B. Atraso ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes áreas, com inicio antes dos três anos de idade: 1) interação social, 2) linguagem usada na comunicação social, 3) jogo simbólico ou imaginativo. 


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